Pontuação do LNPS (Leadership Net Promoter Score)
O LNPS (Leadership Net Promoter Score) tem o foco de medir o nível de satisfação das pessoas com a liderança. Esta métrica é extremamente relevante, afinal, o líder tem o papel-chave de alinhar os objetivos do grupo com a missão, visão e valores da organização.
É importante ressaltar que: se não tivermos uma liderança forte, que é bem quista pelos outros, dificilmente teremos pessoas dentro do grupo que vão estar engajados. Além disso, há pesquisas que revelam que um dos principais motivos que levam a pedidos de demissão é uma liderança ruim.
Agora, vamos entender como o LNPS é calculado. Sua base de cálculo é a mesma do ENPS (Employee Net Promoter Score), o que muda é somente a pergunta.
Utilizamos a pergunta:
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria o seu líder de equipe como uma boa pessoa para se trabalhar?
Dependendo de como for a resposta dada pelo colaborador, a pontuação da liderança vai se encaixar em uma destas categorias:
0 a 6 - DETRATOR
7 e 8 - PASSIVO
9 e 10 - PROMOTOR
Todas as respostas são contabilizadas e a seguinte fórmula é aplicada: lNPS = % Promotores - % Detratores.
A pergunta do LNPS é enviada para as pessoas do grupo responderem junto com as perguntas referentes aos 10 Pilares de Engajamento dos Colaboradores. Ela vai aparecer dentro de 30 dias, mas pode variar entre a primeira e a quarta semana.
Se um colaborador optar por pular a pergunta do LNPS, ele será identificado como N/A (não respondente) e também será subtraído do cálculo de LNPS, pois será considerado PASSIVO. Isso significa que um número alto de N/A pode afetar sua pontuação.
Além disso, sempre consideramos as últimas respostas do colaborador sobre o lNPS, dentro de um período de 90 dias. Qualquer resposta que não esteja dentro deste período não será considerada no relatório atual.
Para consulta do relatório é necessário que no mínimo 3 usuários respondam a pergunta, para garantir o anonimato das pessoas do grupo.
COMO FUNCIONA O RELATÓRIO? Vamos entender, no detalhe.
Na imagem abaixo, você consegue ter uma visão geral de como vai aparecer para você. Observação: pode variar dependendo do seu plano, vamos apresentar a visão mais completa da plataforma.
No canto superior direito, é exibido um gráfico histórico onde é possível verificar como a pontuação do LNPS variou nos últimos meses.
No canto superior esquerdo, é exibido a pontuação do LNPS em tempo real, onde você consegue ter uma comparação do grupo com relação à conta, e também com relação ao mercado.
Logo abaixo, desses dois gráficos mencionados, temos a porcentagem de PROMOTORES, PASSIVOS, DETRATORES, e os que PULARAM. Tudo isso em tempo real. São essas porcentagens que são utilizadas para calcular o resultado que aparece no gráfico do lado superior esquerdo.
E por último, mostramos as respostas mais recentes. Tudo isso é pensado para facilitar a sua compreensão do porquê do resultado, e para facilitar sua ação no curto prazo, ou seja, o mais rápido e assertivo possível.
É importante ressaltar que: se não tivermos uma liderança forte, que é bem quista pelos outros, dificilmente teremos pessoas dentro do grupo que vão estar engajados. Além disso, há pesquisas que revelam que um dos principais motivos que levam a pedidos de demissão é uma liderança ruim.
Agora, vamos entender como o LNPS é calculado. Sua base de cálculo é a mesma do ENPS (Employee Net Promoter Score), o que muda é somente a pergunta.
Utilizamos a pergunta:
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria o seu líder de equipe como uma boa pessoa para se trabalhar?
Dependendo de como for a resposta dada pelo colaborador, a pontuação da liderança vai se encaixar em uma destas categorias:
0 a 6 - DETRATOR
7 e 8 - PASSIVO
9 e 10 - PROMOTOR
Todas as respostas são contabilizadas e a seguinte fórmula é aplicada: lNPS = % Promotores - % Detratores.
O que é uma pontuação ideal de LNPS
A pergunta do LNPS é enviada para as pessoas do grupo responderem junto com as perguntas referentes aos 10 Pilares de Engajamento dos Colaboradores. Ela vai aparecer dentro de 30 dias, mas pode variar entre a primeira e a quarta semana.
Se um colaborador optar por pular a pergunta do LNPS, ele será identificado como N/A (não respondente) e também será subtraído do cálculo de LNPS, pois será considerado PASSIVO. Isso significa que um número alto de N/A pode afetar sua pontuação.
Além disso, sempre consideramos as últimas respostas do colaborador sobre o lNPS, dentro de um período de 90 dias. Qualquer resposta que não esteja dentro deste período não será considerada no relatório atual.
Para consulta do relatório é necessário que no mínimo 3 usuários respondam a pergunta, para garantir o anonimato das pessoas do grupo.
COMO FUNCIONA O RELATÓRIO? Vamos entender, no detalhe.
Na imagem abaixo, você consegue ter uma visão geral de como vai aparecer para você. Observação: pode variar dependendo do seu plano, vamos apresentar a visão mais completa da plataforma.
No canto superior direito, é exibido um gráfico histórico onde é possível verificar como a pontuação do LNPS variou nos últimos meses.
No canto superior esquerdo, é exibido a pontuação do LNPS em tempo real, onde você consegue ter uma comparação do grupo com relação à conta, e também com relação ao mercado.
Logo abaixo, desses dois gráficos mencionados, temos a porcentagem de PROMOTORES, PASSIVOS, DETRATORES, e os que PULARAM. Tudo isso em tempo real. São essas porcentagens que são utilizadas para calcular o resultado que aparece no gráfico do lado superior esquerdo.
E por último, mostramos as respostas mais recentes. Tudo isso é pensado para facilitar a sua compreensão do porquê do resultado, e para facilitar sua ação no curto prazo, ou seja, o mais rápido e assertivo possível.
Actualizado em: 20/07/2023
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