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Criando um plano de ação ou uma pílula de engamento.

Primeiro vamos entender o que de fato é melhoria contínua, dessa forma daremos o devido valor a construção do plano de ação dentro da plataforma.

Melhoria Contínua é uma prática adotada por diversas empresas que visa atingir, ininterruptamente, resultados cada vez melhores – sejam eles nos produtos e serviços da empresa, ou então em seus processos internos.

Nós utilizamos como referência a filosofia do Kaizen e da técnica de validação de hipóteses Build - Measure - Learn (Construir - Medir - Aprender) e criamos o ciclo Questionar - Agir - Evoluir. Para que os Líderes e/ou RH consigam validar suas hipóteses com as equipes de forma rápida e eficaz, diminuindo desperdícios e aumentando o engajamento dos colaboradores. Fazemos isso através de pesquisas, feedbacks, métricas e do plano de ação, ou como preferimos pílulas de engajamento.

Aqui na empresa chamamos o plano de ação de pílula de engajamento, porque no conceito tradicional criamos um plano de ação de forma anual dentro das empresas, assim que a pesquisa de clima ou engajamento tradicional é realizada. Já o conceito de plano de ação dentro da TeamCulture não tem o mesmo conceito é algo vivo que deveria ser utilizado para realmente trabalhar com melhoria contínua, sempre procurando realizar uma melhoria agora, sempre criando uma ação imediata.

Claro que existem escopos maiores que envolvem a empresa toda, normalmente essas ações não são realizadas apenas pelos líderes e sim em conjunto com o RH. Nesse cenário faz muito sentido criar um plano de ação que propõe trabalhar em uma solução com prazos maiores, garantindo a colaboração de todos da empresa.

Mas afinal como podemos trabalhar construindo um plano de ação ou no caso essas pílulas de engajamento?

Iniciamos a nossa pesquisa, coletamos feedbacks, analisamos as métricas, já construímos até mesmo uma pesquisa personalizada para entender mais a fundo a nossa equipe e então chegou o esperado momento de trabalhar com a equipe em possíveis soluções para melhorar o nosso clima organizacional.

Atualmente existem duas formas de construir um plano de ação:

No relatório de engajamento;
Na área de plano de ação.

Quando estamos no relatório de engajamento, podemos clicar no botão amarelo "Plano de ação".



Quando clicamos nesse botão ele vai aparecer um menu lateral direito, clique no botão "Nova Ação".



Automaticamente a plataforma já inicia a criação do plano de ação com a empresa ou grupo selecionado, se desejar você pode clicar no botão de expandir para alterar o grupo.



Para criar um plano de ação é importante ter foco, procure trabalhar um tema por vez, dessa forma teremos maior efetividade e garantia de sucesso. Não se esqueça de tratar o plano de ação pensando em objetivo e indicador.

Vamos criar um exemplo com base no cenário criado no artigo de pesquisa personalizada.

Nesse cenário o foco principal é garantir a melhoria da frequência de feedback, ao enviar a pesquisa personalizada o gestor recebeu algumas respostas.

Você pode me dizer o que é um feedback?

Respostas:

- Vejo o feedback como uma avaliação formal, onde o gestor realmente para e me ouve;
- Para mim feedback faz parte do cotidiano, sempre que algum integrante da minha equipe diz que gostou de algo ou não gostou de algo, entendo isso como um feedback;
- Gosto quando dizem que estou realizando um bom trabalho.


Quem te da o feedback?

Respostas:

( X ) Meu Gestor ( ) Equipe ( ) Gestor e Equipe
( ) Meu Gestor ( X ) Equipe ( ) Gestor e Equipe
( ) Meu Gestor () Equipe ( X ) Gestor e Equipe


Existe alguma técnica que poderíamos adotar para melhorar a frequência do feedback?

Respostas:

- Kudos Wall;
- Feedback 1:1;
- Feedback 360.


Qual seria uma boa frequência para receber feedback e como você gostaria de recebê-lo?

Respostas:

- Mensal;
- Diário;
- Quinzenal;

Avaliando as respostas percebemos que existe divergência de entendimento em relação ao que seria uma boa frequência de feedback e inclusive sobre o que de fato é um feedback e como ele pode ser praticado na empresa. Portanto, a primeira ação é equalizar o entendimento entre todos os integrantes da equipe através de alguma dinâmica ou conversa. Na sequência montamos um plano de ação com esse entendimento em equipe.

Nesse cenário chegamos a conclusão que vamos tratar a frequência de feedback da seguinte forma: vamos procurar dar o feedbacks de forma informal sempre que existir algo positivo ou construtivo a ser dito, sempre usando a palavra estou te dando um feedback para te ajudar no seu desenvolvimento a respeito de... e vamos praticar a técnica de Kudos de 15 em 15 dias, procurando ter uma troca maior de feedbacks positivos entre os integrantes da equipe. Claro sem deixar de realizar os feedbacks 1:1 que já eram realizados 1 vez por mês.

Agora sim! Chegou o momento de criar o plano de ação na plataforma com as atividades que vamos praticar.

1) Digite o nome do seu objetivo: garantir a melhoria da frequência de feedback. A descrição é opcional.



2) Selecione o pilar de feedback.



3) Crie as atividades a serem realizadas:

Feedbacks de forma informal praticando a fala estou dando um feedback para te ajudar no seu desenvolvimento;
Praticar Kudos de 15 em 15 dias;
Continuar com o feedback 1:1 uma vez por mês.



4) Defina um objetivo para a sua nota do pilar, recomendamos aumentar no máximo 0.5 por plano de ação, não é comum uma nota aumentar tanto durante um curto espaço de tempo. Lembrando que quanto maior a sua nota, mais difícil será alcançar essa melhoria recomendada, sempre olhe para o histórico e avalie se realmente vocês serão capazes de melhorar aqueles pontos sem apoio de outras áreas durante o período determinado.




5) Todo objetivo precisa ter um prazo, recomendamos trabalhar com prazo de 1 a 3 meses no máximo, sempre revisitando o plano e o foco de desenvolvimento dos pilares com base nas métricas (sempre trabalhando orientado a dados).





Pronto agora basta salvar o plano de ação clicando no botão CRIAR e acompanhar o seu plano de ação na área de plano de ação. Para acessar essa área basta clicar no menu plano de ação do seu lado esquerdo.





Nessa área você pode utilizar o botão CRIAR NOVO para elaborar novos planos de ação, utilizar os filtros e a busca para encontrar um plano de ação e principalmente acompanhar o andamento do plano de ação que já foi criado.





Para finalizar as atividades que foram planejadas, basta clicar no desenho do lápis e marcar as atividades, salvando o plano de ação.




Parabéns, você aprendeu a construir um plano de ação do início ao fim.

Faça diferente! Questione, Aja e Evolua. Fale com a nossa equipe agora mesmo utilizando o chat ao lado ou aproveite para ler mais sobre a plataforma.

Actualizado em: 22/10/2020

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