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Como funciona a Pesquisa Personalizada?

Vamos criar um cenário real antes de falar sobre a pesquisa personalizada para dar contexto e te ajudar no entendimento de quando utilizar esse modelo de pesquisa.

Vamos utilizar um cenário onde e pesquisa de engajamento já aconteceu e você está avaliando o seu relatório de engajamento, no processo de avaliação ficou uma dúvida a respeito do fator frequência do pilar de feedback.






Olhando para as perguntas abaixo:

A frequência dos feedbacks que recebo é suficiente para me ajudar a entender como posso melhorar.

Qual das seguintes opções descreve melhor a quantidade de feedback que você recebe?


Algumas pessoas não estão satisfeitas com a frequência que recebem os feedbacks, mas você já se encontra com elas uma vez por mês em um formato de reunião 1:1, o que será que está dando errado?

Próximo passo é avaliar os feedbacks daquele grupo em relação a esse tópico, então você acessa a área de feedbacks qualitativos e filtra os feedbacks recebidos.



Porém, mesmo analisando os feedbacks construtivos a respeito do tema Feedback, não foi suficiente para ter um diagnóstico claro.

Nem tudo está perdido, durante a reunião de engajamento com a equipe você decide conversar sobre o tema, inclusive apresentando os resultados e explicando o que de fato é um feedback, afinal feedback não é avaliação (leia nosso artigo sobre os tipos de feedback). Contudo, você sai da reunião frustrado porque as pessoas não se sentiram a vontade para falar sobre o tópico em questão de forma aberta e transparente. Chegou o momento de usar a funcionalidade "Pesquisa Personalizada".

É isso mesmo, ela ajuda a ter uma visão ainda mais detalhada sobre alguma dúvida gerada e vamos te ensinar como montar uma pesquisa estruturada para obter algumas respostas.

Vamos iniciar entendendo o que você gostaria de saber, afinal as pessoas estão insatisfeitas com a periodicidade dos feedbacks recebidos.

Modelo de questionário:

Você pode me dizer o que é um feedback?
Modelo de resposta: aberta, exemplo: na minha visão, feedback tem a ver...

Quem te da o feedback?
Modelo de resposta: escolha, ( ) Meu Gestor ( X ) Equipe ( ) Gestor e Equipe

Existe alguma técnica que poderíamos adotar para melhorar a frequência do feedback?
Modelo de resposta: aberto, exemplo: acredito que podemos adotar a técnica de Kudos Wall.

Qual seria uma boa frequência para receber feedback e como você gostaria de recebê-lo?
Modelo de resposta: aberto, exemplo: diário de forma informal de todas as pessoas da equipe.

Agora que temos uma ideia do resultado esperado, podemos montar o nosso questionário na ferramenta.

Clique no menu lateral esquerdo e escolha Pesquisa Personalizada.

Nessa área você pode criar a sua própria pesquisa clicando no botão amarelo no canto superior direito.



Clicando no botão precisamos escolher um título, uma descrição e criar as perguntas desejadas, selecionando o seu modelo de resposta.

Título: pesquisa para entender a frequência de feedback.
Descrição: o objetivo principal dessa pesquisa é entender como podemos melhorar a frequência do feedback.
Perguntas: vamos utilizar o modelo já mencionado anteriormente.



Adicionando a primeira pergunta "Você pode me dizer o que é um feedback?" do modelo parágrafo.



Lembre-se que para adicionar novas perguntas, basta clicar no botão azul abaixo da primeira caixa de pergunta:



Você pode repetir esse processo até finalizar todas as perguntas.







Observações:

Para remover uma pergunta basta clicar na lixeira ao lado direito superior da pergunta a ser removida;

É possível salvar a pesquisa para enviar futuramente (salve em rascunho);

Não se esqueça de preencher todos os campos obrigatórios antes de clicar no botão continuar.

Pronto! Agora podemos clicar no botão "Continuar" e selecionar o público da pesquisa e as configurações.

Primeiro vamos iniciar a configuração da nossa pesquisa selecionando se vamos apresentar o nosso nome como remetente ou se será uma pesquisa enviada pela empresa, lembrando que somente os administradores podem selecionar o envio em nome da empresa.



Agora vamos selecionar para quem será enviado essa pesquisa, aqui nessa área é possível selecionar apenas os grupos que temos acesso e apenas o administrador pode enviar para toda a organização.



Lembrando que a pesquisa sempre vai respeitar as regras de anonimato definidas na conta da empresa, por padrão a ferramenta sempre mantêm nos 3 respondentes.

Finalmente podemos escolher o nível de acesso que os gestores podem ter em relação aos resultados da pesquisa e dar início. MAS CALMA! Antes é super recomendável você avisar as pessoas que vão receber a pesquisa e o motivo dela.



Restrito: não permite que os gestores dos grupos e subgrupos vejam os resultados, apenas você e os administradores terão acesso.

Aberto: todos os gestores que estão vinculados a pesquisa (pertencem aos grupos ou subgrupo dos grupos selecionados) vão conseguir ter acesso ao resultado da pesquisa.

Agora que você avisou as pessoas, basta clicar em continuar e enviar.

Quando enviamos a pesquisa as pessoas vão receber ela por e-mail, irão receber uma notificação que existe uma pesquisa a ser respondida no final da pesquisa de engajamento e a pesquisa será disponibilizada na área de Pesquisa Personalizada, que pode ser visualizada no menu lateral esquerdo.







Quando as pessoas clicarem no link, no botão responder agora ou selecionando a pesquisa na área de pesquisa personalizada, vão visualizar um questionário muito parecido com o da pesquisa de engajamento.



Quando a pesquisa personalizada for respondida, você pode consultar o relatório e os feedbacks acessando a área de pesquisa personalizada, selecionando pesquisas ativas e clicando na pesquisa. Se preferir você também pode consultar os feedbacks recebidos na área de feedbacks.





Viu como é fácil estruturar uma pesquisa personalizada para obter mais informações? Tenho certeza que agora você tem dados suficiente para elaborar um plano de ação.

Importante: a pesquisa personalizada pode ser utilizada para realizar diversas pesquisas dentro da empresa, mas recomendamos manter assuntos voltados a cultura e engajamento para não confundir as pessoas.

Faça diferente! Questione, Aja e Evolua. Fale com a nossa equipe agora mesmo utilizando o chat ao lado ou leia mais sobre como estruturar um plano de ação.

Actualizado em: 22/10/2020

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