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Analytics: Correlação entre pilares

Normalmente utilizamos esse relatório para entender como podemos melhorar um determinado pilar usando a correlação que existe entre eles.

Como assim?

Primeiro é importante entender o que de fato é uma correlação entre os pilares, quando falamos que dois pilares tem correlação entre eles, significa que para aquela empresa/equipe eles costumam ter o mesmo comportamento de variação de crescimento ou queda, quanto mais próximo for essa variação que existe entre dois pilares, maior será a correlação que existe entre eles, resumindo se o relacionamento com o gestor tem crescimentos e quedas similares ao feedback, significa que esses dois pilares tem um alto nível de correlação entre eles.

Entendi o que significa a correlação, mas não consigo entender o porque ela é útil para ajudar na melhoria dos pilares de engajamento?

Na verdade é bem simples, imagina que você quer melhorar o pilar de Vestir a Camisa, como você faz para trabalhar algo que vai ajudar a realmente melhorar o pilar de Vestir a Camisa, que inclusive normalmente melhora a sua taxa de eNPS?

Uma das possibilidades é criar um plano de ação com base nas respostas realizadas das perguntas dos próprios fatores do pilar, outra possibilidade é tirar proveito dos pilares com correlação com Vestir a Camisa.

Vou dar um exemplo prático: vamos utilizar a imagem abaixo para realizar um estudo.

Na vertical e na horizontal temos os pilares de engajamento e quando a linha se encontra com a coluna entramos o nível de correlação entre aqueles dois pilares.

Abaixo temos um exemplo onde o pilar Vestir a Camisa tem uma correlação média com Alinhamento e muito baixo com bem-estar, felicidade, satisfação e relacionamento com a equipe.




Entendendo a matemática do relatório de correlação de pilares

Para mensurar a correlação entre os pilares de engajamento utilizamos o coeficiente de correlação de Pearson, representado por valores entre -1 e 1.

Para simplificar a interpretação, a plataforma apresenta as correlações em faixas de correlação, com os seguinte intervalos:



- Acima de 0.75: Muito Alto
- Acima de 0.5: Alto
- Acima de 0.25: Médio
- Acima de 0: Baixo
- Acima de -1: Muito baixo

Note que mesmo os valores em vermelho (0.95) são valores muito próximos a 1, por isso na plataforma temos alguns cenários onde o "Muito Alto" também aparecem em vermelho.

O calculo utiliza gráficos de dispersão entre cada pilar de engajamento.

Note que conforme a nota de um pilar aumenta, a nota do outro sempre cresce de maneira proporcional, caracterizando uma correlação linear perfeita entre esses pilares. Quando isso acontece dizemos que um pilar tem uma correlação muito forte com outro.




Mas o que isso significa?

Significa que para aumentar as notas do pilar Vestir a Camisa, posso trabalhar o Alinhamento da empresa, claro que pelo fato da correlação ser media o impacto nas notas de Vestir a Camisa não será tão impactado pela melhoria, mas nos casos onde a correlação for Muito Alta, o impacto da nota será muito maior.

Já olhando para os pilares que estão muito baixo, significa que esses pilares não irão ter uma representação forte no aumento e na queda da nota do pilar Vestir a Camisa.

Não para por aí, já parou para pensar que isso diz muito sobre a cultura da empresa?

Nesse exemplo utilizado o alinhamento tem uma relação de importância para as pessoas se sentirem promotoras e orgulhosas da empresa. Lembrando que esse é o caso dessa empresa, cada empresa tem o seu próprio nível de correlação entre esses pilares.

Achei super interessante, mas onde acesso?

No menu lateral esquerdo agora você tem a opção Analytics.



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Actualizado em: 26/05/2021

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