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Plano de ação

Nesta seção, Plano de Ação, vamos apresentar no detalhe como montar o(s) Plano(s) de Ação dentro da plataforma. Porém, antes de entrarmos na funcionalidade de forma técnica, precisamos ressaltar o processo estratégico. Afinal, existem etapas muito importantes para definir quais informações você irá, de fato, inserir na ferramenta.

Primeiro, vamos olhar para o objetivo macro. Quando uma empresa resolve trabalhar o engajamento, ela busca geralmente melhorar um ou mais dos três itens abaixo:
Marca empregadora;
Retenção de pessoas;
Resultado de negócio.

Essa visão do objetivo está relacionada com o planejamento estratégico - o que deseja-se alcançar? Para cada um dos objetivos citados existem alguns indicadores principais. Por exemplo:
Indicadores para marca empregadora: tempo de recrutamento e seleção; GPTW; Glassdor.
Indicadores para retenção de pessoas: turnover voluntário (quando a pessoa pede o seu desligamento); turnover voluntário de talentos (quando pessoas que são peças-chave na empresa pedem o desligamento).
Indicadores para resultados de negócio: NPS (net promoter score); qualidade das entregas; prazos das entregas; OKRs de resultados - geralmente cada negócio possui seus indicadores de sucesso, específicos do modelo de negócio.

Importante: medir a correlação de resultados de negócio e engajamento é sempre um desafio maior, no entanto, ao longo do tempo percebemos um grande alinhamento do NPS. Normalmente, quando comparamos grupos de uma mesma conta, quem tem o menor NPS também possui a menor nota de engajamento.

Após a definição do planejamento estratégico, entramos no planejamento tático. Este é a ponte entre o nível estratégico e o operacional, responsável por dar condições para que a operação flua de forma alinhada com o objetivo macro traçado.

Dentro do planejamento tático nós trabalhamos o engajamento olhando para 3 fatores: Clima Organizacional, Cultura Organizacional e Participação.

Observação: se você ainda não viu, recomendamos fortemente que veja os materiais explicativos Planos de Ação Clima Organizacional, Planos de Ação Cultura Organizacional e Planos de Ação Participação.

Nos materiais explicativos de cada fator tem no detalhe os pontos para seus Planos de Ação, mas trouxemos aqui de forma bem resumida:
Para trabalhar Clima Organizacional olhamos principalmente para as métricas 10 Pilares, Pilares Inteligentes, eNPS (employee net promoter score) e lNPS (leadership net promoter score).
Para trabalhar Cultura Organizacional olhamos principalmente para as métricas Alinhamento Cultural, Cultura Desfavorável e Nível de Maturidade Cultural.
Para trabalhar Participação olhamos principalmente para as métricas da seção Opiniões.

Para saber o que priorizar no seu(s) Plano(s) de Ação, é sempre importante analisar em cada métrica os seguintes aspectos:
Comparação com o mercado na seção de benchmark - veja o material explicativo sobre Benchmark.
Correlação entre as métricas.
Comparação com os grupos da mesma conta na seção Comparação de Grupo - veja o material explicativo sobre Comparação de Grupo.
Análise histórica de cada métrica, para entender o comportamento das variações.
E vale destacar que você não precisa focar em trabalhar apenas para melhorar os pontos fracos, lembre-se que você também pode fortalecer os pontos fortes.

Com base nas análises do planejamento tático você vai começar a montar o(s) seu(s) Plano(s) de Ação dentro da plataforma, escolhendo:
Qual fator deseja trabalhar (Clima Organizacional, Cultura Organizacional e/ou Participação). Nossa recomendação é que os planejamentos táticos sejam revisitados de 6 em 6 meses.

Observação: você pode criar quantos Planos de Ação desejar, porém nossa recomendação para manter o foco é que você tenha dois Planos de Ação para Clima Organizacional, dois Planos de Ação para Cultura Organizacional e um Plano de Ação para Participação.

Após a criação do planejamento tático, descemos mais um nível para a criação na plataforma do planejamento operacional.

O ideal é que o planejamento tático seja um guia para a criação do planejamento operacional. É nesta etapa que você definirá:
Qual métrica, que compõe o fator escolhido, deseja trabalhar;
Qual o objetivo, a nota que se deseja, para a métrica escolhida;
Qual o prazo para atingir o objetivo traçado. Nossa recomendação é que os planejamentos operacionais sejam revisitados de 3 em 3 meses.
Quais ações serão implementadas para atingir o que foi estabelecido nos itens anteriores.

Quando um Plano de Ação é criado você vai conseguir acompanhar a nota inicial, nota atual e a nota do objetivo - para poder acompanhar a evolução.

Importante: nossa recomendação é que você monte o plano tático e o plano operacional após 30 dias do início do uso da plataforma. E que realize o acompanhamento das métricas do plano operacional de 30 em 30 dias.

Actualizado em: 02/08/2023

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