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Como interagir com as opiniões recebidas

Neste material, Como Interagir com as Opiniões Recebidas, separamos dicas importantes para ajudar você a responder as opiniões enviadas pelas pessoas do seu grupo. Por que este conteúdo é extremamente valioso? Com a prática, percebemos que a ferramenta Opiniões é muito poderosa, com grande poder de impacto - positivo ou negativo - no grupo. E isto depende de como é realizado o processo de cuidado com o diálogo.

Um diálogo ruim através da ferramenta Opiniões, sem a devida atenção, tem o impacto de florescer na pessoa do grupo, que enviou a opinião, o olhar para os pontos negativos. Além disso, ele pode acabar se fechando, não vendo mais importância em contribuir com sua opinião. E sem essa abertura, torna-se praticamente impossível para a empresa realizar ações a fim de melhorar o engajamento dos colaboradores.

Então, agora vamos para as dicas práticas!

Dica 1 - Uso da escuta ativa.


É muito importante realmente parar para ler com atenção a opinião recebida. Não é o espaço para pensar em “como se defender”. É o momento para refletir se, de fato, você está conseguindo compreender o que a pessoa está falando. Além disso, também é importante que na sua resposta fique evidente, para a pessoa que enviou a opinião, que ela está sendo ouvida. Caso contrário, quem está falando pode concluir que o que ela disse não é interessante para você. Então, se você realmente tiver consideração pelo o que está sendo falado, fica mais fácil para as pessoas continuarem compartilhando suas opiniões.

Dica 2 - O poder da pergunta.


Se você for mais afirmativo ao responder, ao invés de dar abertura para interação, a pessoa que enviou a opinião vai parar de falar, pois vai pensar que “você já sabe de tudo”. É extremamente importante deixar evidente que você está disposto a conversar. Uma técnica interessante é fazer perguntas, expressar que você realmente quer entender o que está sendo falado, demonstrar interesse.

Dica 3 - Cuidado com a impulsividade.


Nunca responda uma opinião em um dia que você não está bem, em que está mais estressado, porque você não vai conseguir ver e agir com clareza, de forma racional. Aumenta as chances de você levar a opinião recebida para o lado pessoal e acabar respondendo de forma emocional, o que vai trazer consequências negativas para a construção do engajamento. Portanto, se você está em um dia ruim, nossa recomendação é que não abra a ferramenta Opiniões, não será positivo. Além disso, quando receber opiniões que envolvem casos que são mais delicados para você, nossa recomendação é que não responda no mesmo dia, o famoso “dorme, descansa, reflete e responde no outro dia”.

Dica 4 - Busque orientação.


Podem acontecer casos de você receber opiniões que estão fora da sua capacidade de atuação, casos mais delicados, como por exemplo, de assédio. Nesses casos, não responda direto na plataforma, nossa recomendação é que busque orientação da área de Recursos Humanos (RH) da sua empresa. Cabe a eles conduzirem esse tipo de situação da melhor maneira possível.

Por último, lembre-se sempre que o engajamento está diretamente ligado com a construção e manutenção de relacionamentos. É sobre conexão e sinergia!

Actualizado em: 02/08/2023

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