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Planos de ação - Clima organizacional

O primeiro passo para estruturar o Plano de Ação é entender qual é o planejamento estratégico da empresa. Quando falamos de pessoas e cultura, geralmente, as empresas buscam melhorar o resultado de negócio e/ou a marca empregadora e/ou a retenção de pessoas. Como? Trabalhando a performance dos grupos, trabalhando o engajamento.

É importante ressaltar a diferença entre “satisfação do colaborador” e “engajamento do colaborador”.

Satisfação do colaborador: o funcionário geralmente está satisfeito com a empresa, líderes, ambiente, benefícios… normalmente, realiza um bom trabalho.

Engajamento do colaborador: sente uma profunda conexão com a empresa, impulsiona a inovação e faz a organização avançar.

Para trabalhar o engajamento, olhamos para 3 fatores:** Clima Organizacional, Cultura Organizacional e Participação.** Aqui, entramos no planejamento tático e vamos focar no fator Clima Organizacional.

Observação: você pode entender melhor sobre o plano de ação dos outros fatores nos seus respectivos materiais explicativos - Plano de Ação Cultura Organizacional e Plano de Ação Participação.

Dentro de Clima Organizacional, você escolhe as métricas que quer trabalhar suas pontuações. Selecionando métricas dos 10 Pilares de Engajamento dos Colaboradores, ou dos Pilares Inteligentes, ou o eNPS (employee net promoter score), ou o lNPS (leadership net promoter score).

Importante: nossa recomendação é que o planejamento tático seja realizado de 6 em 6 meses.

Como se dá a escolha das métricas que serão trabalhadas? Veja abaixo uma lista de pontos para levar em consideração no processo de estruturação do Plano de Ação de Clima Organizacional.

Se você começou a popular as métricas recentemente na plataforma, e portanto não possui histórico, para comparação você pode olhar para o mercado na seção de benchmark - veja o material explicativo sobre Benchmark. Assim, você consegue ter uma ideia de como as métricas se comportam para entender como estão as suas notas. Essa visão pode facilitar sua tomada de decisão sobre quais métricas selecionar para manter a nota e/ou quais precisam melhorar.
Outro ponto que precisa ser observado é a correlação entre os 10 Pilares. Por exemplo, se você quer melhorar o Relacionamento com Gestor e a correlação desse pilar com o pilar Feedback é muito alta para sua equipe. Então, nesse caso, se você trabalhar a melhora de Feedback, a pontuação de Relacionamento com Gestor também vai melhorar por tabela.
No caso, se você precisa montar um Plano de Ação para grupo, você pode olhar também para os recursos Comparação de Grupo e Benchmark Interno - veja o material explicativo sobre Comparação de Grupo. Assim, você consegue entender como está seu posicionamento dentro da conta para ajudar na priorização das métricas que serão trabalhadas.
Agora, se você já possui histórico na plataforma, é importantíssimo que você analise também as variações das métricas - quais estavam subindo e de repente estão caindo; quais estavam caindo e agora estão subindo; quais seguem uma tendência de crescimento; quais seguem uma tendência de queda; e quais estão se mantendo constantes, ou seja, “andando de lado” no gráfico.
Vale destacar que você não precisa focar em trabalhar apenas para melhorar os pontos fracos, lembre-se que você também pode fortalecer os pontos fortes.

Todos esses pontos citados vão ajudar você a saber qual ou quais métricas priorizar para serem desenvolvidas e também vai dar para você parâmetros para traçar o(s) objetivo(s), ou seja, em qual pontuação você quer chegar ou manter com determinada métrica - Por quê? E em quanto tempo?

Além disso, você pode olhar algumas ações para o plano operacional, que vão ajudar você no dia a dia, dentro da seção Recomendações de Melhoria na plataforma.

Contudo, não adianta ter um Plano de Ação bem desenhado estrategicamente se não houver a ação. É necessário realizar o acompanhamento dos resultados das pesquisas de engajamento, em tempo real, para saber como está o andamento para atingir o objetivo traçado e se as demais métricas não estão apresentando algum sinal de alerta diferente. Assim, você consegue agir de modo mais assertivo.


Observação: não deixe de ver o material explicativo completo do Plano de Ação. Nele você vai ver no detalhe o passo a passo para montar o seu Plano de Ação dentro da plataforma.

Actualizado em: 20/07/2023

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