Artigos sobre: Guias Práticos - Quer saber mais?
Este artigo também está disponível em:

O que é eNPS - Employee Net Promoter Scoree (Índice de satisfação dos colaboradores).

Esse indicador ajuda a entender o grau de satisfação e lealdade dos colaboradores.

Como esse indicador é calculado na TeamCulture?




Nós medimos o eNPS perguntando:

Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar a empresa como um bom lugar para trabalhar?






Na primeira vez que os colaboradores respondem às pesquisas da TeamCulture eles recebem uma pergunta de eNPS, dessa forma já conseguimos entender o índice de satisfação da empresa na primeira semana de uso.

Depois disso essa pergunta deve aparecer no máximo em 1 mês (30 dias) após ela ter aparecido da primeira vez,  lembrando que ela deve aparecer em momentos diferente para cada usuário.

É necessário que no mínimo três usuários respondam a está pergunta para que o relatório de eNPS fique disponível para consulta.

Nossa regra de cálculo: sempre consideramos as últimas respostas do colaborador sobre o eNPS dentro de um período de 90 dias. Qualquer resposta que não esteja dentro desse período não será considerado no relatório.

Como medimos o eNPS




Dependendo de como for a resposta dada pelo colaborador vai ser encaixada em uma destas categorias:

0 a 6 - DETRATOR: esse colaborador não recomendaria a empresa. Além disso, tem a probabilidade de fazer um marketing ao revés da organização, com comentários e críticas negativas. Também é um colaborador com baixa lealdade, o que significa que ele pode deixar a empresa a qualquer momento.


7 e 8 - PASSIVO: O colaborador não fala mal da organização, mas também não a recomenda, porém, fique atento, embora ele não tenha risco imediato de abandonar a empresa, pode se tornar um detrator se nada melhorar.

9 e 10 - PROMOTOR: ele recomenda enfaticamente a organização para as pessoas à sua volta. Isso é positivo para a reputação da empresa e ajuda a atrair mais talentos. Além disso, ele tem alta lealdade, ou seja, está comprometido com a sua empresa.

Todas as respostas são contabilizadas e a seguinte fórmula é aplicada:

eNPS = % Promotores – % Detratores.



P.S: Se um colaborador optar por pular a pergunta do eNPS, ele será identificado como N/A (não respondente) e também será subtraído do cálculo de eNPS, pois será considerado passivo. Isso significa que um número alto de N/A pode afetar sua pontuação.

Escala eNPS




Como funciona o relatório da TeamCulture




Nós apresentamos duas visões diferentes do relatório de eNPS no lado esquerdo mostramos a escala de -100 a 100 nesse relatório mostra a pontuação em tempo real.

Já no lado direito é exibido um gráfico histórico onde é possível verificar como a pontuação de eNPS variou nos últimos meses, esse gráfico mostra se as ações estão sendo efetivas nos índices de satisfação dos colaboradores.





Também é possível verificar o percentual de promotores / passivos / detratores quando passa o mouse em cima de uma das colunas, já abaixo do histórico você tem as informações atuais visíveis.

Essas informações do gráfico altera quando você clica nas barras.


A pontuação de engajamento é uma média dos dados de todos os pilares medidos pela TeamCulture, já o eNPS representa apenas um dos fatores do engajamento geral. Então não é incomum ver uma pontuação positiva no eNPS e uma baixa pontuação no engajamento, ou vice-versa.

Quando temos uma pontuação alta de eNPS e baixa de engajamento provavelmente significa que a equipe ama a empresa, porém, está insatisfeita com o seu momento atual. Já quando temos um alto nível de engajamento com um eNPS baixo, temos uma equipe engajada com o trabalho, equipe e liderança, porém, estão apresentando algum descontentamento com a empresa em geral.

Faça diferente! Questione, Aja e Evolua. Fale com a nossa equipe agora mesmo utilizando o chat ao lado ou aproveite para ler mais sobre a plataforma.

Actualizado em: 20/07/2023

Esse artigo foi útil?

Partilhe o seu feedback

Cancelar

Obrigado!