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Boas práticas de como responder feedbacks.

Dúvidas mais comuns sobre como responder um feedback



Há algumas perguntas que você provavelmente fará quando for apresentado ao recurso de resposta de feedbacks:

Depois de receber um feedback, em quanto tempo eu preciso responder? Há um prazo ideal?

Não existe uma regra rígida para resposta. Você não precisa responder necessariamente dentro de 24h. Mas quanto mais cedo você responder, melhor será a recepção de quem deu o feedback.

Mas também não é saudável responder de imediato. Dar um tempo entre a leitura e a resposta (em torno de 5 minutos) é interessante para ajudar a formular melhor o que responder. É importante pensar em alguns pontos, como:

- Qual é o contexto desse feedback?
- Eu entendi corretamente o ponto que essa pessoa levantou?
- Existe alguma coisa que eu poderia ter feito diferente para evitar esse feedback?

Empatia é a chave aqui.


Tenho que responder os feedbacks positivos, ou somente os construtivos?

Sim, deve-se responder a todos os feedbacks. É importante realizar um reforço positivo, mesmo que seja um simples agradecimento. Essa atitude demonstra que você se importa com seus liderados e que a opinião deles tem valor.


O que fazer quanto eu tenho muitos feedbacks para responder?

Nós já vimos casos de gestores com mais de 200 feedbacks para serem respondidos. É impressionante, sim! Mas não se preocupe. Isso é sinal de que a sua equipe se importa muito com o ambiente de trabalho e querem cooperar para melhorá-lo ainda mais.

Nesses casos, você deve usar o filtro para priorizar os construtivos. Mas pouco a pouco você conseguirá responder a todos. É importante responder do feedback mais antigo para o mais recente também.

Lembre-se é quase como mensagens de WhatsApp, quantas mensagens você responde por dia? Sim, são mensagens de WhatsApp da sua equipe, com certeza em ordem de prioridade de resposta são mensagens que você deveria priorizar primeiro. Lembre-se cuide das pessoas, são elas quem realmente entregam valor para os clientes.

Formas de responder os feedbacks



Há dois comportamentos que você deve sempre expressar quando for responder a um feedback:

Seja (excessivamente) positivo!
Mostre empatia.

Como um exemplo simples, podemos observar a diferença que a empatia e a positividade geram na mensagem:

Olá, fulano, como foi seu dia?
Ei, fulano! Como foi o seu dia?

Quando lemos os dois, temos a sensação de que o segundo exemplo está sendo dito em um tom muito mais alegre. E só o que fizemos foi mudar a pontuação.

Outra boa razão para escrever com positividade é que as pessoas tendem a espelhar as nossas reações. Então se você expressar positividade, elas responderão com a mesma positividade, ​ajudando a difundir um ambiente mais leve pela empresa​.

Neste próximo exemplo, observe a diferença entre essas duas respostas.

Não me lembro de ter dito isso. Vamos falar sobre o assunto na segunda-feira.
Peço desculpas se eu disse algo que ofendeu você, definitivamente não era minha intenção! Eu sinceramente não lembro de dizer isso, mas você acredita que poderíamos conversar na segunda-feira sobre isso? Tenha um bom fim de semana!

Mais uma vez, a segunda resposta parece muito mais amigável e convidativa. Embora o primeiro seja sucinto e direto ao ponto, é importante mostrar aos colaboradores que você tem empatia e que nunca gostaria de prejudicá-los.

Para os próximos exemplos, usarei perguntas reais que fazemos na TeamCulture e mostraremos alguns exemplos de feedback que você pode receber.

Exemplo de resposta de feedback



Pergunta feita: qual seria o próximo passo para o seu crescimento pessoal?



Feedback recebido: uma nova função dentro da empresa


Como responder: acho ótimo que você queira crescer em nossa empresa. Talvez possamos conversar sobre isso no próximo one-on-one? Você tem em mente o papel que gostaria de executar?


Pergunta feita: como seu grau de satisfação com os benefícios poderia aumentar?



Feedback recebido: eu gostaria de ter um tempo mais flexível!


Como responder: claro! Ficamos felizes em saber isso. Estou curioso: há dias específicos da semana que você deseja ter mais flexibilidade? Vamos pensar juntos em um plano para verificar se existe essa possibilidade?

Pergunta feita: por que você não acha que está no controle do trabalho que precisa realizar?




Feedback recebido: acredito que poderiam me incluir mais no processo de tomada de decisão.


Como responder: eu não tinha ideia de que você se sentia assim, então obrigado por mencionar isso. Talvez possamos conversar sobre isso no próximo one-on-one, o que acha? Se puder me dar exemplos específicos, vou adorar recebê-los.

Pergunta feita: o que está faltando no seu trabalho para ser gratificante?




Feedback recebido: nada, é pessoal.


Como responder: não tem problema, eu respeito isso. Saiba que sempre que você quiser conversar, estou aqui para ouvir

Pontos chave



Leve o tempo que precisar para elaborar uma boa resposta, mas não deixe de responder e nem responda correndo. Isso é mais importante do que parece.


Seja grato por alguém ter tido tempo para lhe dar feedback. Dar feedbacks é sempre esforço que precisa ser reconhecido.


Mostre empatia nas suas respostas.


Seja positivo nas suas respostas. É difícil captar o tom da fala através do texto, portanto uma mensagem sucinta e direta pode parecer brusca a quem estiver lendo.

Faça diferente! Questione, Aja e Evolua. Fale com a nossa equipe agora mesmo utilizando o chat ao lado ou aproveite para ler mais sobre a plataforma.

Actualizado em: 22/10/2020

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