Artigos sobre: Guias Práticos - Conteúdo da Nova Plataforma

Gestão da Cultura Organizacional

Na seção Gestão da Cultura Organizacional, você configura na plataforma o Código de Cultura de cada conta e grupo. Pode acontecer de você possuir várias empresas dentro de um grupo empresarial, onde cada empresa possui um Código de Cultura diferente. Então, é aqui que você vai configurar isso, podendo criar diversos Códigos de Cultura e atribuir ao(s) grupo(s) pertencente(s).

É através da configuração do Código de Cultura que a plataforma vai conseguir calcular algumas métricas importantes, como, por exemplo, o Gap Cultural (a diferença do que se espera como cultura para o que de fato é no presente). Afinal, o Código de Cultura é o registro do que a empresa almeja alcançar como cultura. Se você ainda não viu, recomendamos a leitura do material explicativo Como Montar o seu Código de Cultura.

Ao clicar em “+ Adicionar nova cultura” você vai abrir uma tela com o passo a passo do que precisa fazer para realizar a configuração. Você vai escrever o nome desse novo Código de Cultura e depois seguir as etapas abaixo:

1° Selecione os grupos que irão fazer parte dessa cultura - É o que explicamos anteriormente sobre atribuição do Código de Cultura para cada grupo.
2° Realize o mapeamento dos valores organizacionais - Aqui você vai nomear cada um dos valores e descrever eles, conforme está no seu Código de Cultura.
3° Vincule os comportamentos aos valores criados - Como explicamos no material O que são Valores e Comportamentos cada valor é descrito através de comportamentos, assim ele sai da abstração e se torna mais concreto/alcançável, então nesta etapa você vai vincular cada valor aos seus respectivos comportamentos esperados.

Na etapa 3, conforme você for configurando os comportamentos, a plataforma vai calcular o Nível de Maturidade esperado. E então, se a pesquisa de engajamento já tiver sido respondida pelas pessoas do grupo, a plataforma vai mostrar a diferença entre o Nível de Maturidade que se encontra hoje para o que é esperado. É nesse processo que a figura abaixo vai sendo atualizada.




Observação: é possível adicionar comportamentos que não estão listados ainda na plataforma. Para isto, basta entrar em contato com o suporte da TeamCulture para análise do comportamento que deseja ser acrescentado, para ver se realmente faz sentido acrescentar ele, e para pesquisa do Nível de Maturidade que ele se enquadra. Lembre-se da diferença de comportamentos e de valores. E se você ainda não viu, recomendamos a leitura do material explicativo Nível de Maturidade Cultural.

Ainda na etapa 3, a métrica Percentual de Alinhamento Cultural também vai sendo atualizada em tempo real conforme a etapa é configurada. Com relação a esta métrica é muito importante analisar se o Gap Cultural (como já explicamos, que é a diferença do que se espera como cultura para o que de fato é no presente - basicamente é o percentual resultado de 100% menos o Percentual de Alinhamento Cultural) está muito grande, porque se isso acontecer muito provavelmente precisará haver grandes mudanças dentro do grupo, e aqui estamos falando inclusive de demissões, contratações e desenvolvimento comportamental.



No final do processo, você terá a visão abaixo para cada Código de Cultura criado:




Com informações sobre a classificação da Maturidade Cultural esperada, quantos valores compõem o Código de Cultura e quais são os grupos atrelados a este Código de Cultura. Além disso, consegue ver as métricas: Alinhamento Cultural e Cultura Desfavorável - para cada Código de Cultura. Clicando em “mais detalhes” você consegue analisar essas informações com maior aprofundamento. E se você ainda não viu, recomendamos a leitura dos materiais explicativos Como Funciona o Alinhamento Cultural e Cultura Desfavorável.

Actualizado em: 21/07/2023

Esse artigo foi útil?

Partilhe o seu feedback

Cancelar

Obrigado!