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Porque as pesquisas são contínuas e ininterruptas?

Se você está nesse artigo é porque você não entende o porque as pesquisas são contínuas e o porque respondemos as mesmas perguntas diversas vezes.

Primeiro vamos entender o modelo tradicional de pesquisa de "engajamento" ou clima organizacional.

É importante entender que no modelo mais tradicional elaborávamos pesquisas para receber um conjunto de informações com base em algum tema específico e com essas informações em mãos era criado um plano de ação. Com isso trabalhávamos em cima desse plano de ação e era realizado uma nova pesquisa depois de um período para entender se o plano de ação foi efetivo e se as métricas mudaram de acordo com as novas respostas.

Nesse modelo tradicional normalmente é utilizado dois modelos de pesquisa:

Pesquisa de Clima Organizacional (anual ou semestral);
Pesquisa Pulso: pré selecionando perguntas e temas.

É muito comum as empresas criarem uma pesquisa de clima anual/semestral com base em temas voltados ao clima organizacional. Quando esse resultado é recebido o RH das empresas analisam os dados e desenvolvem um plano de ação que é apresentado para os líderes dessas equipes, em alguns casos esse plano é feito em parceria com a liderança. Nesse cenário só vamos entender se o plano de ação adotado surtiu efeito positivo em todas as métricas do clima organizacional em uma nova pesquisa anual/semestral.

Algumas empresas que já evoluíram um pouco o processo de trabalho não utilizam apenas a pequisa de clima tradicional, costumam trabalhar com ferramentas de instrumento para realizar algumas pesquisas de pulso com temas já pré determinados para acompanhar a evolução do plano de ação que foi elaborado.

Exemplo: vamos supor que um determinado líder ou área apresentou uma métrica de reconhecimento mais fragilizada durante a pesquisa de clima, podemos muito bem elaborar uma pesquisa de pulso com esse tema de reconhecimento para ser aplicada durante os meses e acompanhar a evolução desse tópico.

Porém, esse modelo de pesquisa de pulso não se conecta a pesquisa de clima, portanto, anualmente/semestralmente vamos realizar a pesquisa de clima e provavelmente será descoberto que apesar da melhoria do tema de reconhecimento, outro tema que não estava sendo trabalhado nas pesquisas de pulso, por exemplo, o crescimento pessoal despencou.

Utilizando esses dois modelos não era possível entender como estava o sentimento de uma equipe em relação a pilares de engajamento em tempo real e muito menos dar ouvido a opinião dos colaboradores em relação a esses temas de forma contínua e abrangente. Sem mencionar que ainda era necessário realizar uma pesquisa anual com diversas perguntas, tornando a pesquisa cansativa e inconsistente (já que a grande maioria das pessoas não vê a hora da pesquisa acabar para retomar o seu trabalho).

Não precisamos nem mencionar quando a pesquisa é feita pela própria empresa utilizando uma ferramenta proprietária que não da garantia em relação ao anonimato das pessoas.

Brincamos que no novo modelo estamos com um olho no peixe e outro no gato!

Certo! Mas afinal, quais os benefícios de trabalhar com esse novo modelo de pesquisa?

A ferramenta da TeamCulture trabalha com os benefícios da técnica de pesquisas de pulso, sempre trazendo uma visão 360° de uma pesquisa de clima, sem tornar isso cansativo para as pessoas.

A grande vantagem é que mesmo que o líder ou a empresa crie um plano de ação para desenvolver algum tema que está mais fragilizado, podemos acompanhar todas as métricas em tempo real e será possível entender se aquele plano de ação não está apenas melhorando o que era esperado, mas se não está prejudicando outro ponto extremamente importante para o engajamento das pessoas.

Mesmo que o líder não desenvolva um plano de ação para melhoria de tópicos de engajamento, ainda assim ele consegue acompanhar e entender o que está acontecendo em sua equipe, dessa forma se algo se tornar muito critico, ele pode tomar as ações devidas para melhorar o ambiente de trabalho e garantir uma maior produtividade das equipes.

Tudo bem, mas ainda não entendi porque as perguntas são repetidas de tempos em tempos.

Sempre avaliamos qual o sentimento do colaborador em relação a um determinado tema naquele momento, dessa forma não trabalhamos com dados olhando para o retrovisor e sim para o que está acontecendo AGORA! Dessa forma é possível acompanhar se um determinado evento melhorou ou prejudicou o engajamento de uma equipe.

Portanto, acaba sendo uma ferramenta muito importante para os líderes da atualidade que além de acompanhar em tempo real o sentimento das equipes, sempre estão acompanhando a evolução e queda das métricas, podendo aproveitar o canal de feedback qualitativo (opiniões) dos temas para ajudar a sua equipe.

Imagina que em um mês você não recebeu nenhum feedback, você provavelmente vai entender que a frequência do feedback é baixa, na próxima vez que receber essa pergunta, o seu líder está trabalhando em uma rotina de feedbacks com a equipe e entre a equipe, provavelmente a sua resposta vai mudar na próxima vez que essa pergunta aparecer. Dessa forma sempre vamos pegar o seu sentimento naquele momento.

Além disso, não perguntamos apenas sobre os temas que queremos ouvir, sempre vamos dar atenção a todos os temas que realmente são importante para garantir o engajamento das pessoas (com base em pequisas de mercado), mesmo que essa métrica esteja mais prejudicada.

Indo além de utilizar a ferramenta apenas para pesquisa, construa um novo hábito para realmente desenvolver o engajamento

O nível de maturidade mais elevado de uma empresa é quando os líderes de fato passam a criar o hábito de desenvolver o engajamento e não apenas medir as métricas de clima organizacional. Claro que isso vai depender muito da maturidade e modelo de trabalho da empresa, mas você pode contribuir com o seu líder e a empresa para que isso de fato se torne realidade.

É importante que os líderes criem rotinas para responder os feedbacks qualitativos, criem reuniões estruturadas para discutir sobre os temas, elaborando planos de ação e principalmente entender como podemos contribuir para melhorar em conjunto o nosso ambiente de trabalho, lembre-se trabalhe de forma construtiva.

Converse com o seu líder e diga que estruturando rotinas até mesmo dizendo quando os feedbacks que são escritos serão respondidos é importante para não gerar expectativa e frustração, dessa forma não imaginamos que algo está largado ou até mesmo que a nossa opinião não importa.

Os líderes também podem criar rotinas para troca de experiência entre eles com o apoio do próprio RH para ajudar assessorando a liderança com técnicas e práticas que podem ser utilizadas para realmente ajudar as equipes.

Lembre-se que nenhum plano de ação vai resolver algo de imediato, mas é extremamente importante entender se esses planos ou ações estão de fato gerando impacto nas equipes, ou se até mesmo as métricas estão sendo prejudicadas pela falta de ação, contribuía com o seu líder e com a empresa para construir um ambiente de trabalho incrível! Vamos entregar resultado de negócio com propósito.

Faça diferente! Questione, Aja e Evolua. Fale com a nossa equipe agora mesmo utilizando o chat ao lado ou aproveite para ler mais sobre a plataforma.

Actualizado em: 22/10/2020

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