Minhas respostas são realmente anônimas?
Minhas respostas são realmente anônimas?
Esse questionamento a respeito do anonimato é muito frequente, as pessoas sempre questionam se as suas respostas de fato são anonimas e como esses dados são tratados depois que a pesquisa é respondida.
Para te trazer tranquilidade e segurança a respeito do tema vamos tentar deixar bem claro como cuidamos do anonimato aqui na TeamCulture.
É importante que você saiba que a TeamCulture leva o seu anonimato muito a sério.
Normalmente os funcionários sentem que a pesquisa pode ser usada contra eles. Quero passar o máximo de detalhes possível como a nossa solução lida com a privacidade e o anonimato.
É importante entender que estamos agindo como intermediários, protegendo ambas as partes, e não importa o quanto os gerentes reclamem, nunca mudaremos nossa política de privacidade e anonimato.
Também é importante que as pessoas saibam que a empresa já optou por utilizar uma empresa terceira para dar mais segurança quanto ao anonimato e que realmente estão interessados em trabalhar com um modelo de melhoria contínua, melhorando o engajamento das pessoas.
Tudo isso com o objetivo de realmente melhorar o clima organizacional e a cultura da empresa. De fato para ajudar a entregar resultado com propósito!
Respostas individuais nunca são exibidas; apenas os resultados agregados são apresentados. No mínimo 3 pessoas precisam ter respondido às pesquisas para apresentar os resultados (lembrando que isso pode ser configurado por conta, sempre seguindo a regra de 3 respondentes para cima, NUNCA menos do que 3).
As respostas de texto são anônimas por padrão, mas você tem a opção de revelar sua identidade. No mínimo 3 pessoas precisam ter confirmado conta e acumulamos 5 feedbacks abertos antes de apresentar na área de feedback (esse campo de 3 pessoas também pode ser configurado, sempre seguindo a regra de 3 pessoas ou mais).
As informações coletadas são protegidas por regras e protocolos rígidos. Nem mesmo o administrador da plataforma tem acesso para descobrir quem enviou o feedback quantitativo ou qualitativo.
Nossos Termos de Serviço protegem sua identidade até mesmo internamente na TeamCulture. Ao lidar com quaisquer dados de clientes, estamos atentos à sua privacidade.
O relatório de participação apresenta apenas um % de respondentes e não respondentes por grupo, portanto, em hipótese alguma vamos informar para os gestores ou administradores da empresa se você é ou não respondente.
Lembrando que utilizamos o TeamCulture internamente na empresa e essa preocupação com o anonimato é pauta de reunião de forma constante.
Antes de trazer alguns exemplos de como o feedback é tratado no produto vou deixar algumas dicas de como escrever um feedback aberto para que você garanta o seu anonimato.
Evite se identificar no feedback falando o seu nome;
Não descreva uma situação que leve 100% a você;
Procure escrever feedbacks utilizando palavras que não pertencem ao seu vocabulário ou até mesmo mudando o gênero nas mensagens, isso vai fortalecer o seu anonimato.
Exemplo de feedback de um rapaz extremamente formal e sério no cotidiano:
Oi, tudo bem? Nossa, ficaria super animada em receber feedbacks construtivos, mas sem recebê-los em público, o que você acha?
Perceba que ele procurou escrever como fosse uma mulher e também escreveu como se fosse uma pessoa mais descontraída, menos formal, com isso dificilmente vão conseguir conectar o feedback a ele, já que a forma de conversar mudou completamente.
1) Toda pesquisa tem uma tarja amarela deixando bem claro que a sua resposta é 100% anonima.
2) Na pergunta aberta da pesquisa existe um botão que pode ser utilizado para se identificar nesse feedback aberto, lembrando que os feedbacks quantitativos essa opção não existe.
3) As pesquisas só serão destravadas quando atingirem a quantidade de respondentes, normalmente a conta é configurada de 3 pessoas ou mais.
4) Quando o relatório é destravado, não existe a opção de visualizar o relatório por pessoa. Se quiser saber mais sobre o relatório de engajamento clique aqui.
5) Não existe a menor possibilidade de identificar as pessoas no relatório de participação, quer saber mais clique aqui.
6) Os feedbacks abertos que aparecem na área de feedback para os gestores e o RH, sempre vão respeitar o seu anonimato. Se quiser saber mais como essa área funciona clique aqui.
7) Mesmo na área de pesquisa personalizada essas regras são validas.
Se ainda assim existir alguma dúvida ou insegurança a respeito do anonimato, fale com a nossa equipe agora mesmo utilizando o chat ao lado ou leia todos os artigos sobre o uso da plataforma no nosso Guia Prático, nele você vai conseguir entender como funciona cada uma das funcionalidades e as visões que existem.
IMPORTANTE: não é porque o seu feedback é anonimo que você deve enviar feedbacks destrutivos ou transformar esse canal em um poço de lamentação, lembre-se queremos ouvir a sua opinião profissional para melhorar a empresa, portanto, envie feedbacks construtivos e procure ajudar a empresa a criar caminhos de melhoria.
Faça diferente! Vamos Questionar, Agir e Evoluir. Trabalhe e desenvolva o engajamento em equipe.
Actualizado em: 11/05/2023
Obrigado!