Artigos sobre: Guias Práticos - Conteúdo obrigatório

Pesquisa de Engajamento

Chegou o momento das pesquisas de engajamento, afinal como funciona a pesquisa?

Depois que as pessoas recebem o convite para finalizar o seu cadastro, eles iniciam respondendo 10 perguntas quantitativas e 1 pergunta qualitativa clique aqui para conhecer os formatos de pergunta.



É importante ressaltar que as perguntas da plataforma não são aleatórias, o sistema sempre vai entender qual pergunta deve ser enviada naquele momento para aquela pessoa, principalmente para gerar um equilíbrio com uma boa taxa de confiabilidade dos pilares, fatores e perguntas. Se quiser entender mais sobre a taxa de confiabilidade clique aqui

A plataforma não funciona como uma pesquisa pulso convencional de mercado, onde escolhemos temas com um conjunto de perguntas para enviar em um determinado momento, ela é inteligente suficiente para saber de fato o que perguntar para as pessoas trazendo uma visão 360° que normalmente só é possível em uma pesquisa tradicional de clima/engamento realizando um questionário com diversas perguntas.

Portanto, é a forma perfeita para conseguir ter uma visão de clima organizacional em tempo real de forma recorrente, sem precisar ficar olhando para o retrovisor e demorando um tempo gigantesco para estruturar um plano de ação.

Quando estamos finalizando a pesquisa a última pergunta quantitativa vai ajudar a determinar o formato da pergunta qualitativa.



Quando respondemos essa pergunta de forma positiva, será apresentado uma pergunta qualitativa para entender a nossa visão, isso é muito útil porque os líderes e o RH podem fazer uso dessa resposta para utilizar aquela opinião, aplicando a visão daquela pessoa para reforçar algo e melhorar os pilares de engajamento da equipe ou até mesmo da empresa.



O mesmo é valido para quando respondemos essa mesma pergunta de forma negativa. Porém, teremos uma pergunta qualitativa construtiva, a intenção dessa pergunta é ouvir a opinião das pessoas para entender como podemos melhorar.



Sim os feedbacks quantitativos e qualitativos são 100% anônimos. Nessa ultima pergunta do questionário se a pessoa se sentir a vontade pode clicar no botão e remover o anonimato, mas apenas se sentir a vontade para fazer isso.

Além de capturar a opinião dos colaboradores esse feedback qualitativo é enviado para uma área de feedback ao gestor do grupo onde a pessoa está vinculada e esse feedback pode ser visualizado por todos os líderes dentro da estrutura de hierarquia do grupo. Lembrando que o administrador da conta consegue ter uma visão de todos os feedbacks que são realizados.

Por padrão a pesquisa é enviada de forma semanal, inclusive essa é uma boa prática já que só consideramos um usuário como não respondente se ele ficar duas pesquisas sem responder à pesquisa. Portanto, criamos o incentivo para que o questionário seja respondido de forma semanal, mas a pessoa só se torna inativo depois de 15 dias.

A partir da segunda pesquisa em diante as pessoas vão receber apenas 5 perguntas quantitativas e 1 pergunta qualitativa.





Parabéns você acabou de aprender como a nossa pesquisa funciona!

Faça diferente! Questione, Aja e Evolua. Fale com a nossa equipe agora mesmo utilizando o chat ao lado ou entenda mais sobre a aderência da pesquisa.

Actualizado em: 22/10/2020

Esse artigo foi útil?

Partilhe o seu feedback

Cancelar

Obrigado!