Artigos sobre: Pesquisa Avançada

Pesquisa Avançada - Nivel de privacidade: Anônima

Pesquisa anônima (modelo tradicional)

A pesquisa anônima é o modelo padrão que já existia na plataforma antes da introdução dos novos níveis de privacidade.


Ela continua sendo o formato recomendado para contextos em que o foco principal é proteção de anonimato e leitura apenas ao nível agregado.


Conceito

Na pesquisa anônima:

  • Não é exibida informação individual de quem respondeu.
  • Não existe relatório individual: não é possível ver a resposta de uma pessoa específica.
  • Todo o consumo dos dados é feito por meio de relatórios agregados (médias, índices, percentuais, recortes com volumetria mínima).
  • Também há a possibilidade de tirar o anonimato como a imagem abaixo. Ao Marcar esse botão seu anonimato é retirado e os gestores conseguiram ver quem respondeu.



Botão de anonimato



Em resumo:

A pesquisa anônima é totalmente orientada à proteção de identidade e à leitura consolidada dos resultados.


Relatórios e travas de anonimato

As regras de geração de relatórios se mantêm no modelo anônimo:


Relatórios gerais

  • São gerados quando há pelo menos 3 pessoas respondentes.


Relatórios de opiniões

  • São gerados quando há pelo menos 3 participantes no grupo/equipe

e

  • Pelo menos 5 opiniões acumuladas naquele grupo/equipe.


Ou seja:

  • Grupos muito pequenos ou com poucas opiniões podem não exibir relatórios detalhados, justamente para evitar que alguém seja identificado de forma indireta.
  • O foco é total proteção de anonimato e leitura somente em nível agregado, garantindo que ninguém consiga “deduzir” quem respondeu o quê.


Opiniões abertas

  • A pesquisa anônima também possui travas específicas de segurança para proteger o anonimato nas respostas abertas.
  • Pode existir, do ponto de vista da experiência do respondente, a menção de que a pessoa “escolhe se sua opinião é enviada de forma anônima ou não” como mostrado acima.


No entanto, do ponto de vista de quem analisa os resultados:

  • Não há resultado individual de opinião aberta atrelado a uma pessoa identificável.
  • Não é exibida informação identificável do autor da opinião nos relatórios.

Na prática, isso significa que:

Para quem consome os relatórios, a pesquisa anônima é 100% orientada a anonimato e agregados, sem qualquer detalhamento por indivíduo – seja em perguntas fechadas, seja em opiniões abertas.


Saiba como é feita a:

Pesquisa Avançada - Nivel de privacidade: Não-Anônima

Pesquisa Avançada - Nivel de privacidade: Semi-Anônima

Actualizado em: 03/12/2025

Esse artigo foi útil?

Partilhe o seu feedback

Cancelar

Obrigado!